Notícias

Top 5 projetos em aço pelo país

Avenues: Escola Norte-Americana. Foto Ana Mello.

Estádio Arena Fonte Nova, na Bahia. Foto Claas Schulitz, Marc Duwe e Roger Dipold.

 

 

A diversidade de referências arquitetônicas feitas em aço encontradas no Brasil é bem vasta. O projeto do Cenpes (foto abaixo), por exemplo, maior centro de pesquisas da América Latina, utiliza aço 100% reciclado como principal sistema estrutural em todos os edifícios que integram o projeto.

O Cenpes, maior centro de pesquisas da América Latina, utiliza aço 100% reciclado como principal sistema estrutural. Foto: Acervo Zanettini Arquitetura.

 

Já o Marília, antigo sobrado centenário da capital paulista, contou com uma estrutura metálica que preservou o imóvel e o transformou numa atraente construção voltada ao nicho comercial.

Marília, antigo sobrado centenário da capital paulista. Foto: Maira Acayaba.

 

A Arena Fonte Nova, na Bahia, foi um dos estádios que sediaram a Copa do Mundo da FIFA, em 2014 e ergue-se como um exemplo de construção em aço. A fachada do projeto exibe uma estrutura metálica leve, baseada no sistema de lona tensionada.

Arena Fonte Nova. Foto: Claas Schulitz, Marc Duwe e Roger Dipold.

 

Em São Paulo, a segunda unidade da escola norte-americana Avenues teve o projeto concebido pelo escritório Aflalo/Gasperini Arquitetos. A obra foi concluída em 2018 e tem 41.000 m² de área construída. Os materiais predominantes são: aço, cimento, madeira e vidro.

Avenues: Escola Norte-Americana, localizada na capital paulista. Foto Ana Mello.

 

Já os escritórios Todos Arquitetura e Entre Arquitetos foram os responsáveis pelo retrofit do complexo de mais de 40 mil m² que abriga as áreas de tecnologia e inovação do Banco Santander, em São Paulo. A obra teve início em 2018 e foi finalizada um ano depois. O terreno possui uma área de 96.710 m² e o espaço construído é de 47.438 m².

Banco Santander: complexo de mais de 40 mil m² abriga as áreas de tecnologia e inovação. Foto: Arquivo.

 

SOBRE A INP
A Indústria Nacional de Perfis é uma empresa localizada em Jacareí, São Paulo. Com quase 3 mil m² de área construída, a INP está presente no mercado de distribuição e transformação de aço, oferecendo soluções e beneficiamento em aço. O portfólio de produtos e serviços da empresa é composto pelas linhas de produtos para uso Industrial, Construção Civil, Corte e Dobra de Aços Planos, Corte e Dobra de Aços Longos, Corte e Dobra de Calhas e Rufos e uma linha completa de Acessórios e Ferramentas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *