Notícias

Estruturas metálicas reduzem o tempo de construção

Os materiais de aço também permitem maior liberdade de criação aos arquitetos e podem ser aplicados em qualquer tipo de projeto

Os principais meios de ligação utilizados entre os elementos de aço são soldas, parafusos e barras roscadas, como chumbadores. Foto: Reprodução Internet.

Utilizadas tanto em edificações urbanas quanto em grandes pontes e estádios de futebol, as estruturas metálicas imprimem maior produtividade e velocidade construtiva aos projetos. Em comparação com processos convencionais, como a alvenaria, podem reduzir em até 40% o tempo de execução da obra.

Por dialogar com outros materiais, o aço — material das estruturas metálicas — não deve ser visto como antagônico ao concreto. Na verdade, eles podem aplicados em conjunto nas chamadas estruturas ‘híbridas’ ou ‘mistas’, onde as qualidades de cada elemento serão aproveitadas.

 

APLICAÇÕES
Qualquer tipo de construção precisa do aço, seja em pequenos componentes, como parafusos e dobradiças, ou incorporado a outro sistema construtivo para atender demandas especiais, como formatos estruturais e propriedades químicas.

Os elementos são produzidos em diversos tipos e formas. “Perfis formados a frio, laminados, soldados, os tubos com costura, sem costura, o light steel frame, a fôrma steel deck, os painéis de vedação, entre outros, são elementos aplicados no sistema construtivo em aço”, detalha Carolina Fonseca, gerente executiva do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA).

Embora sirvam para qualquer tipo de projeto, dados do CBCA mostram que estruturas de grande porte, construções industriais e obras especiais foram responsáveis por 79,3% da produção total de estruturas metálicas em 2013. A porcentagem de utilização destas estruturas em projetos médios e pequenos é de 11,5% e 9,2%, respectivamente.

 

LIGAÇÕES ENTRE ELEMENTOS
Os principais meios de ligação utilizados entre os elementos de aço são soldas, parafusos e barras roscadas, como chumbadores. Os parafusos costumam ser mais utilizados nos canteiros de obras, pois a exigência por mão de obra qualificada é inferior em relação à solda. A peça também proporciona rapidez ao serviço de ligamento, economia em relação à energia empregada e maior resistência à fadiga.

Já em fábricas, “o meio de ligação utilizado, normalmente, é a solda”, classifica Carolina. Ela proporciona elementos e estruturas mais leves; com ligações mais simples. Além disso, Carolina destaca que a soldagem é preferida em serviços de junção de materiais. “Ela permite uniões com geometrias complicadas e garante a perfeita continuidade das peças”, explica.

Em suma, as ligações por solda são consideradas permanentes. Elas devem resistir a tensões de tração, compressão e cisalhamento. Já as ligações por parafusos são caracterizadas como desmontáveis ou removíveis, e devem resistir a esforços de tração e cisalhamento.

 

Foto: Acervo NHJ do Brasil.

VERSATILIDADE E RAPIDEZ
As estruturas em aço são fabricadas na indústria e chegam prontas ao canteiro de obras, onde devem ser montadas. “Isto é, enquanto está sendo feita a fundação, por exemplo, as estruturas estão sendo fabricadas”, explica Carolina. “Esse processo demanda menor mão de obra in loco e acelera a execução do projeto”, esclarece.

Outra vantagem é a versatilidade e flexibilidade que as estruturas metálicas proporcionam aos projetos, pois permitem ganho de espaço com a criação de grandes vãos e balanços sem interrupção por pilares ou paredes estruturais. “Essa liberdade conferida pelo aço faz com que os arquitetos ousem mais em seus projetos”, certifica a gerente executiva.

 

 

 

Fonte: AECweb.

 

Sobre a INP
A Indústria Nacional de Perfis é uma empresa localizada em Jacareí, São Paulo. Com quase 3 mil m² de área construída, a INP está presente no mercado de distribuição e transformação de aço, oferecendo soluções e beneficiamento em aço. O portfólio de produtos e serviços da empresa é composto pelas linhas de produtos para uso Industrial, Construção Civil, Corte e Dobra de Aços Planos, Corte e Dobra de Aços Longos, Corte e Dobra de Calhas e Rufos e uma linha completa de Acessórios e Ferramentas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *