Notícias

As estruturas em aço e sustentabilidade

Um dos maiores edifícios em estrutura metálica da América Latina, este edifício está localizado no bairro do Jabaquara, na cidade de São Paulo. Possui dois helipontos, auditório com capacidade para 270 pessoas e restaurante que atende 600 pessoas, totalizando 78.584 m² de área construída. Projeto de arquitetura: Botti Rubin Arquitetos.

 

Construções em aço costumam ter apelo sustentável, já que o material é reciclável e reduz o impacto ambiental. As estruturas metálicas utilizam menos água e madeira. Com execução mais rápida, exigem que o canteiro de obras esteja ativo por menor tempo. Tais sistemas também reduzem a energia utilizada na obra, os fluxos logísticos de entrada de materiais e de saída de resíduos.

Um projeto arquitetônico composto por peças em aço requer precisão no cálculo estrutural para evitar sub ou superdimensionamentos. Além disso, é necessário analisar o local da obra para definir o tipo de material mais adequado e avaliar a necessidade de proteção anticorrosiva.

“Existem no mercado inúmeras formas de proteger a estrutura em aço. Assim, ela pode ser aparente até mesmo em locais mais abrasivos”, revela Carolina. “Dependendo do ambiente em que a obra será executada, deve-se analisar qual a proteção a ser aplicada. Em alguns casos, ela poderá encarecer a obra. Nesse caso, a estrutura mista se torna a mais viável, pelo fato do concreto auxiliar na proteção à corrosão”, analisa Carolina Fonseca, gerente executiva do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA).

Considerando que a estrutura metálica chega pronta ao canteiro, onde é apenas montada, é importante conceber um bom projeto de logística para aproveitar, ao máximo, todas as vantagens desse sistema construtivo.

 

RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO
O aço é um produto industrializado sobre o qual incidem impostos, e possui um custo elevado em relação aos materiais convencionais utilizados em canteiro. No entanto, Carolina diz que as despesas não devem ser analisadas de forma separada. “Quando se considera o empreendimento como um todo, o aço leva vantagem, principalmente por demandar menos mão de obra in loco e tempo”, observa.

“A mão de obra é empregada, em sua grande maioria, na fábrica, reduzindo os custos na obra. Fora que a redução de resíduos diminui os custos com logística, com menor saída de material”, acrescenta a gerente executiva.

As estruturas metálicas ainda podem gerar receitas de forma mais rápida, pois as obras são entregues em menor prazo e garantem retorno antecipado ao investidor.

Fonte: AECweb.

 

SOBRE A INP
A Indústria Nacional de Perfis é uma empresa localizada em Jacareí, São Paulo. Com quase 3 mil m² de área construída, a INP está presente no mercado de distribuição e transformação de aço, oferecendo soluções e beneficiamento em aço. O portfólio de produtos e serviços da empresa é composto pelas linhas de produtos para uso Industrial, Construção Civil, Corte e Dobra de Aços Planos, Corte e Dobra de Aços Longos, Corte e Dobra de Calhas e Rufos e uma linha completa de Acessórios e Ferramentas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *